IPTU 2024: Entenda mais sobre esse imposto

Se organize para os pagamentos neste começo de ano 

Quando começa a agenda de IPTU de 2024?

Pois é no começo de ano as empresas acabam tendo que se programar para atender o volume de clientes e claro administrar as contas que chegam no ano. Fevereiro é o mês do Carnaval mas também do IPTU. Os pagamentos da primeira parcela e pagamento total seguem a agenda do município no qual seu imóvel é registrado, por isso é importante conferir a agenda diretamente no site oficial da prefeitura.

Como ter desconto no IPTU?

As prefeituras disponibilizam desconto para pagamentos a vista e planos de parcelamento desse imposto, por isso busque informações diretamente nos portais oficiais. Se você busca facilidade de pagamento do IPTU a AUTOCRED possui uma linha de empréstimos pessoais e empresarias com taxas exclusivas para você que atua no mercado automotivo com uma contratação simples, fácil e segura! E que pode te ajudar a aliviar um pouco caixa nesse final de mês!

Como é calculado o IPTU?

O IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) possui uma legislação municipal que rege as cobranças, sendo ele o responsável por arrecadar recursos para o município. 

IPTU = (m² de área efetivamente construída X valor do m² da região) X alíquota do imóvel.

 A área efetivamente construída normalmente consta diretamente na matrícula do imóvel, ou seja, normalmente não sofre alterações de um mês para outro a menos que você de fato faça alguma alteração na planta e faça a regularização direta na matrícula do imóvel. O Valor do m² da região e a alíquota do imóvel são diretamente relacionados com a localização desse imóvel, tipologia e região em que ele foi registrado.

Imóvel alugado paga IPTU?

O imóvel alugado normalmente acaba gerando uma confusão. O IPTU incide diretamente para o proprietário, porém, algumas negociações já incluem o IPTU como parte do aluguel, sendo o inquilino responsável pelo pagamento total desse imposto. 

Como funciona o IPTU de apartamentos?

Assim como qualquer outro imóvel o apartamento reflete diretamente o valor relacionado a sua metragem, normalmente as construtoras já realizam essa separação diretamente na matrícula do imóvel é ali que constam a metragem e se ele possui alguma área acessória como vaga de garagem. No entanto, as áreas comuns do condomínio acabam sendo cobradas de forma separada mês a mês pela administradora, normalmente você consegue acompanhar esse pagamento no detalhamento.

O que acontece se eu não pagar o IPTU?

O IPTU é um imposto municipal, sendo assim, o primeiro passo é a incidência de multas e juros aplicados ao valor da dívida. Na ausência de pagamento também não será possível a transferência do imóvel por conta da dívida ativa não sendo possível a emissão da certidão negativa de débitos. 
Assim como qualquer dívida a prefeitura pode cobrar financeiramente o valor através do protesto diretamente no cartório e inscrever o nome do devedor no cadastro de inadimplentes. Na parte judicial é possível cobrar os valores judicialmente e levar o imóvel a penhora de bens ou imóveis, sendo possível sim levar ele a leilão público para extinguir a dívida.

Se você gostou do conteúdo nos sigam para entender melhor sobre o mundo financeiro e sobre como impacta diretamente na sua oficina.